sábado, setembro 17, 2005

Na Era do efémero


(...) Vivemos numa "sociedade de consumo". Temos à mão, para comprar, uma indescritivel quantidade de coisas, das mais básicas às mais triviais. A vida gravita à volta da compra de objectos e do seu culto. Frivolidade, artificialismo e materialismo são, segundo a visão comun, marcas do nosso tempo. É o "consumismo".

Outra característica comummente apontada - também ela tendo a ver com o comércio - é o ritmo de vida e a transitoriedade que lhe está associada. As relações das pessoas com as coisas e das pessoas entre si são cada vez mais efémeras. Primeiro que muitos outros, Alvin Toffler, o sociólogo do Choque do Futuro, apercebeu-se disso: "Estamos a entrar na era do produto temporário, feito por métodos temporários para satisfazer necessidades temporárias", de trabalhadores temporários, acrescento eu. Somos todos cada vez mais, "cidadãos da Era do Efémero" (...)

Isto é parte de um texto que li na revista DIRIGIR (Jan-Fev2005). E decidi partilhar esta parte em particular pois talvez tenha sido aquela que mais me chamou a atenção pra...esta forma de vida (penso que pode assim ser apelidada)