domingo, junho 26, 2005

Alguem que me tire esta dúvida!

Sei que este assunto já está um bocado ultrapassado, mas tenho esta pequena dúvida.
Como todos sabem o novo código da estrada já está em vigor. E entrou agora em junho, a lei que obriga o uso do colete retro-reflector . Este deve ser utilizado pelo condutor sempre que ele sair do veiculo.

Então e se estiver, por exemplo, a dar uma vista de olhos no motor que avariou sem o colete reflector vestido? «Nesses casos, é aplicada a multa de 120 euros. Não interessam quais os motivos que levaram o condutor a não usar o colete: esquecimento, modelo errado do colete ou somente por não o ter», esclarece Carlos Barroso. Isto porque é mais perigoso um condutor estar na estrada parado, em perigo para ele e para outros, do que durante uma fiscalização das autoridades não ter o colete com ele. in PortugalDiário
Neste exemplo eu até acho que consigo dar um pequeno "desconto" á lei!! Mas e em caso de acidente!! Um carro que leve 3\4 ou até msm 5 pessoas, e só havendo um colete, como é? Só pode sair um do carro? E se ouver feridos? Se for um pneu furado? Penso que o condutor precisará de ajuda. No caso da infracção a este disposto, ou seja, os condutores que não tenham o seu Equipamento de Protecção Individual, sujeitam-se a uma multa de 60 a 300 euros.

A partir de 23 de Junho, caso um condutor esteja, por exemplo, a mudar um pneu furado na berma da estrada e que não tenha o seu colete vestido, sujeita-se a receber «uma coima de 120 a 600 euros». in PortugalDiário

Então alguem que me elucide, é suposto ele conseguir mudar o pneu do carro sozinho(ainda é admissivel) mas com 5 pessoas lá dentro? Deve ser complicado!!!

E em caso de acidente com feridos? como é?