Os grandes conglomerados dos media estão a investir milhões em novas aplicações da web social
Num discurso em Londres no mês passado, Rupert Murdoch declarou: "O poder está a fugir à antiga elite da nossa indústria - os editores, os administradores, até, admita-se, aos proprietários." A indústria de que Murdoch falava era os media; e Murdoch é um dos mais poderosos dos proprietários dos media, através da sua holding NewsCorp.
A NewsCorp detém jornais, redes de televisão e estúdios cinematográficos; mas a unidade a que Murdoch dedicou mais atenção no seu discurso foi o MySpace.com - uma comunidade on-line com entre 60 a 70 milhões de utilizadores registados, dos quais 35 a 43 milhões são utilizadores reguladores.
O MySpace.com é o símbolo mais conhecido de uma nova geração de aplicações da Internet, a "Web 2.0". Se a primeira grande vaga de empresas da Internet foi dominada por serviços de e-comércio, a nova vaga é constituída por serviços como o MySpace, cujos conteúdos são criados pelos próprios utilizadores, e que funcionam na lógica de redes peer-to-peer (utilizador-a-utilizador).
Os grandes conglomerados dos media nos Estados Unidos estão a investir em força nestas novas aplicações. A NewsCorp de Murdoch pagou no ano passado 480 milhões de euros pelo MySpace. Parecia muito dinheiro - mas a aposta está a render.
A "população" do MySpace, contada em número de utilizadores registados, é igual à da França (e ainda está em crescimento). Segundo a CNN, o serviço gera receitas mensais de publicidade de 10 milhões de euros - uma insignificância no contexto da NewsCorp, mas uma receita apreciável (em todo o ano de 2005, o PÚBLICO angariou 17,5 milhões de euros em publicidade). Em Março, segundo o jornal inglês The Guardian, os sites do MySpace tinham mais visitas que os da BBC.
Outras firmas dos media seguem o exemplo da NewsCorp. As cadeias americanas de jornais Washington Post e Knight Ridder adquiriram em conjunto (por algumas dezenas de milhões de dólares) o Tribe.net, outra comunidade on-line, semelhante ao Orkut - que já havia sido adquirido pela Google, que por sua vez também comprou o Blogger (a mais popular das ferramentas para criar blogues).
A AOL, divisão para a Internet da Time Warner, adquiriu uma série de pequenas start-ups na área da distribuição de conteúdos em redes de peer-to-peer: o Truveo (vídeo) e o SingingFish (música).
A Yahoo pagou 30 milhões cada por dois dos serviços mais paradigmáticos da Web 2.0: o Flickr (rede de partilha de fotografias) e o del.icio.us (agregador on-line de "favoritos"). Há especulação na imprensa americana de que a Yahoo poderá também comprar outro serviço extremamente popular de partilha de vídeos, o YouTube.
A Microsoft está a desenvolver serviços semelhantes, através do seu portal MSN; a Viacom criou uma divisão específica para serviços de "web social", e poderá comprar o Facebook (comunidade on-line virada para escolas nos EUA) ou o Friendster (um dos primeiros "clubes de amigos" on-line, cujo valor de mercado estará hoje acima dos 40 milhões de euros).
Porque investem as grandes empresas dos media nestes serviços? Porque, disse Murdoch no discurso em Londres, "esta é uma geração que pode ser descrita como a geração MySpace, que fala consigo própria num mundo sem fronteiras". As firmas dos media tradicionais não querem perder contacto com essa geração, para quem a Internet é um meio mais importante de comunicação que os meios tradicionais.
10 sítios na nova Web
Digg
http://www.digg.com
O Digg é um site noticioso inteiramente mantido pela própria comunidade de utilizadores. O site permite aos utilizadores registados filtrar, hierarquizar e comentar notícias. Os temas apresentados são quase todos na área das tecnologias. No Digg, qualquer pessoa pode submeter um artigo encontrado na Web, que fica então em lista de espera. O passo seguinte é a aprovação pelo resto da comunidade. Caso o artigo receba votos suficientes, aparece na primeira página. São também os utilizadores os responsáveis por remover os artigos que considerem sem interesse ou que já existam no site. Os comentários aos artigos são controlados de uma forma semelhante. Em Portugal, o DoMelhor (http://www.domelhor.net) é uma réplica do Digg. Contrariamente ao que acontece no original, não é necessário registo.
Del.icio.us
http://del.ico.us
O Del.icio.us é um site de social bookmarking. O serviço dá aos utilizadores um sítio para guardar os seus links favoritos de forma centralizada e independentemente do computador que estão a utilizar, pelo que estes ficam disponíveis a partir de qualquer ponto em que haja acesso à Internet. O site permite que os links sejam associados a um qualquer número de tags (palavras ou expressões descritivas). Qualquer visitante pode depois usar este sistema de "etiquetas" para descobrir links favoritos de outras pessoas que partilhem os mesmos interesses. O Del.icio.us indica ainda quantos utilizadores guardaram um determinado link como favorito e possui uma secção com os favoritos mais populares. O objectivo é que permitir que as pessoas encontrem mais facilmente conteúdo que lhes interesse.
CoComment
http://www.cocomment.com
O CoComment é um serviço recente que pretende ajudar os utilizadores a manterem num único local os comentários que vão fazendo em diversos blogues. Em vez de regressar periodicamente ao post onde o comentário foi escrito de modo a poder acompanhar a discussão, o utilizador pode manter organizadas as suas conversações na blogosfera. Depois de inserido o texto do comentário, este é duplicado na página do utilizador do CoComment e o serviço passa também a seguir todas respostas que são dadas aos comentários. O CoComment disponibiliza ainda um serviço que permite aos autores de blogues mostrarem automaticamente no seu site os comentários que fazem nos outros blogues, bem como uma página onde é possível ver os comentários de todos os utilizadores.
You Tube
http://www.youtube.com
Sob o lema "Broadcast Yourself" ("Transmita-se a si próprio"), o You Tube é um site onde qualquer pessoa pode armazenar e partilhar ficheiros de vídeo. Para além das categorias criadas pelos próprios utilizadores, o site apresenta os vídeos mais vistos, os mais recentes, os que mais discussão geraram e aqueles que obtiveram melhor classificação por parte dos visitantes. O You Tube permite ainda a formação de grupos temáticos, onde pessoas com os mesmos interesses podem armazenar e partilhar filmes. Os grupos mais populares contam com mais de dois mil utilizadores. Neste gigantesco arquivo on-line é possível encontrar de tudo: pequenos vídeos caseiros, clips amadores, gravações de concertos ou de programas televisivos. Os vídeos podem ser comentados e o site integra ainda fóruns de discussão.
Flickr
http://www.flickr.com
Com a crescente popularidade da fotografia digital, manter um arquivo de fotos organizado pode ser um problema complexo. Em vez do tradicional armazenamento de fotos no disco rígido, que podem apenas ser mostradas em raras ocasiões aos amigos, o Flickr propõe um sistema de armazenamento on-line, que permite ao utilizador guardar as suas fotos, etiquetá-las com tags, e decidir se as quer tornar públicas, partilhá-las apenas com um grupo restrito de utilizadores conhecidos ou então mantê-las em privado. O repositório de fotos públicas é completamente pesquisável, estas podem ser comentadas e o Flickr disponibiliza várias formas de automaticamente inserir as fotografias num blogue ou site pessoal. Podem ainda ser criados espaços para eventos especiais, como um casamento.
43 Things
http://www.43things.com
"O que quer fazer da sua vida?" A questão lançada pelo 43 Things é complexa, mas o site pretende dar uma ajuda na resposta. O que este serviço propõe é que o utilizador escreva uma lista de objectivos pessoais (neste caso, 43). O conceito de anotar aquilo que se pretende fazer não é novidade nenhuma. A inovação do 43 Things é permitir que as pessoas tornem públicos os seus objectivos, "importem" as metas definidas pelos outros e vão dando conta dos seus progressos. O 43 Things divide por categorias aquilo que os utilizadores querem fazer - em secções que vão da vida amorosa ao trabalho - e apresenta na primeira página os objectivos mais populares. À data de escrita destas linhas, entre as metas mais perseguidas estavam aprender a tocar guitarra e conseguir dominar o mundo.
Last.FM
http://www.last.fm
O Last.FM é o site para todos os amantes de música partilharem os seus gostos, entrarem em contacto como pessoas com as mesmas preferências e descobrirem novos artistas dentro dos seus estilos favoritos. O site consegue comunicar com muitos programas de leitura de música, de forma a que o perfil de cada utilizador mostre aquilo que ele está a ouvir num dado momento, bem como o histórico das canções já escutadas. Os utilizadores têm a possibilidade de criar pequenas rádios pessoais, que ficam disponíveis para qualquer pessoa, e de se juntar a grupos que podem ser dedicados a um estilo musical ou mesmo apenas a uma única banda. O Last.FM apresenta semanalmente uma lista das canções mais ouvidas e dos músicos mais populares.
30 Boxes
http://www.30boxes.com
Uma agenda serve tradicionalmente para apontar os próprios compromissos e são vários os sites que permitem ter uma agenda on-line, facilmente actualizável e disponível em qualquer computador. O 30 Boxes incorpora todas estas funcionalidades, mas vai mais além, ao apresentar um calendário onde é possível ter acesso aos compromissos de amigos e conhecidos que estejam também inscritos no serviço. Assim, quando o utilizador estiver a pensar em jantar numa determinada data com alguém, pode logo verificar se essa pessoa já tem um compromisso nesse dia. O 30 Boxes permite que toda a agenda seja partilhada ou então que sejam definidas para cada utilizador as categorias de compromissos a que este pode ter acesso, como, por exemplo, compromissos profissionais.
Stylehive
http://www.stylehive.com
Há pessoas que passam horas em lojas à procura do produto certo - seja uma peça de roupa ou um utensílio de cozinha. O Style Hive encoraja os viciados em compras a partilhar os produtos interessantes que vão encontrando, de forma a que toda a gente poupe tempo. Para além do preço e fotografia, cada produto tem ainda a indicação do site onde pode ser comprado, uma pequena descrição e comentários da comunidade de utilizadores. Os artigos são catalogados recorrendo ao sistema de tags e cada utilizador tem um espaço pessoal onde pode guardar os itens que lhe despertaram a atenção. O site está ainda em fase alpha, o que significa que o sistema deverá sofrer várias revisões e melhoramentos antes de estar completamente funcional.
Second Life
http://www.secondlife.com
Como seria se tivéssemos uma segunda vida, onde fosse possível ser aquilo que quiséssemos, conhecer outras pessoas, comprar casas ou montar um negócio que nunca foi possível na vida real? O Second Life dá a aos cibernautas a oportunidade de uma segunda vida. Virtual, claro. O mundo do Second Life é completamente tridimensional, as pessoas podem escolher a sua personagem (o que inclui animais ou seres mitológicos) e simplesmente viver uma vida paralela. A inscrição gratuita tem algumas limitações, como a impossibilidade de comprar terrenos para montar uma casa, mas é o suficiente para permitir uma vida virtual. O Second Life é destinado apenas a adultos, havendo uma versão própria para adolescentes.
Num discurso em Londres no mês passado, Rupert Murdoch declarou: "O poder está a fugir à antiga elite da nossa indústria - os editores, os administradores, até, admita-se, aos proprietários." A indústria de que Murdoch falava era os media; e Murdoch é um dos mais poderosos dos proprietários dos media, através da sua holding NewsCorp.
A NewsCorp detém jornais, redes de televisão e estúdios cinematográficos; mas a unidade a que Murdoch dedicou mais atenção no seu discurso foi o MySpace.com - uma comunidade on-line com entre 60 a 70 milhões de utilizadores registados, dos quais 35 a 43 milhões são utilizadores reguladores.
O MySpace.com é o símbolo mais conhecido de uma nova geração de aplicações da Internet, a "Web 2.0". Se a primeira grande vaga de empresas da Internet foi dominada por serviços de e-comércio, a nova vaga é constituída por serviços como o MySpace, cujos conteúdos são criados pelos próprios utilizadores, e que funcionam na lógica de redes peer-to-peer (utilizador-a-utilizador).
Os grandes conglomerados dos media nos Estados Unidos estão a investir em força nestas novas aplicações. A NewsCorp de Murdoch pagou no ano passado 480 milhões de euros pelo MySpace. Parecia muito dinheiro - mas a aposta está a render.
A "população" do MySpace, contada em número de utilizadores registados, é igual à da França (e ainda está em crescimento). Segundo a CNN, o serviço gera receitas mensais de publicidade de 10 milhões de euros - uma insignificância no contexto da NewsCorp, mas uma receita apreciável (em todo o ano de 2005, o PÚBLICO angariou 17,5 milhões de euros em publicidade). Em Março, segundo o jornal inglês The Guardian, os sites do MySpace tinham mais visitas que os da BBC.
Outras firmas dos media seguem o exemplo da NewsCorp. As cadeias americanas de jornais Washington Post e Knight Ridder adquiriram em conjunto (por algumas dezenas de milhões de dólares) o Tribe.net, outra comunidade on-line, semelhante ao Orkut - que já havia sido adquirido pela Google, que por sua vez também comprou o Blogger (a mais popular das ferramentas para criar blogues).
A AOL, divisão para a Internet da Time Warner, adquiriu uma série de pequenas start-ups na área da distribuição de conteúdos em redes de peer-to-peer: o Truveo (vídeo) e o SingingFish (música).
A Yahoo pagou 30 milhões cada por dois dos serviços mais paradigmáticos da Web 2.0: o Flickr (rede de partilha de fotografias) e o del.icio.us (agregador on-line de "favoritos"). Há especulação na imprensa americana de que a Yahoo poderá também comprar outro serviço extremamente popular de partilha de vídeos, o YouTube.
A Microsoft está a desenvolver serviços semelhantes, através do seu portal MSN; a Viacom criou uma divisão específica para serviços de "web social", e poderá comprar o Facebook (comunidade on-line virada para escolas nos EUA) ou o Friendster (um dos primeiros "clubes de amigos" on-line, cujo valor de mercado estará hoje acima dos 40 milhões de euros).
Porque investem as grandes empresas dos media nestes serviços? Porque, disse Murdoch no discurso em Londres, "esta é uma geração que pode ser descrita como a geração MySpace, que fala consigo própria num mundo sem fronteiras". As firmas dos media tradicionais não querem perder contacto com essa geração, para quem a Internet é um meio mais importante de comunicação que os meios tradicionais.
10 sítios na nova Web
Digg
http://www.digg.com
O Digg é um site noticioso inteiramente mantido pela própria comunidade de utilizadores. O site permite aos utilizadores registados filtrar, hierarquizar e comentar notícias. Os temas apresentados são quase todos na área das tecnologias. No Digg, qualquer pessoa pode submeter um artigo encontrado na Web, que fica então em lista de espera. O passo seguinte é a aprovação pelo resto da comunidade. Caso o artigo receba votos suficientes, aparece na primeira página. São também os utilizadores os responsáveis por remover os artigos que considerem sem interesse ou que já existam no site. Os comentários aos artigos são controlados de uma forma semelhante. Em Portugal, o DoMelhor (http://www.domelhor.net) é uma réplica do Digg. Contrariamente ao que acontece no original, não é necessário registo.
Del.icio.us
http://del.ico.us
O Del.icio.us é um site de social bookmarking. O serviço dá aos utilizadores um sítio para guardar os seus links favoritos de forma centralizada e independentemente do computador que estão a utilizar, pelo que estes ficam disponíveis a partir de qualquer ponto em que haja acesso à Internet. O site permite que os links sejam associados a um qualquer número de tags (palavras ou expressões descritivas). Qualquer visitante pode depois usar este sistema de "etiquetas" para descobrir links favoritos de outras pessoas que partilhem os mesmos interesses. O Del.icio.us indica ainda quantos utilizadores guardaram um determinado link como favorito e possui uma secção com os favoritos mais populares. O objectivo é que permitir que as pessoas encontrem mais facilmente conteúdo que lhes interesse.
CoComment
http://www.cocomment.com
O CoComment é um serviço recente que pretende ajudar os utilizadores a manterem num único local os comentários que vão fazendo em diversos blogues. Em vez de regressar periodicamente ao post onde o comentário foi escrito de modo a poder acompanhar a discussão, o utilizador pode manter organizadas as suas conversações na blogosfera. Depois de inserido o texto do comentário, este é duplicado na página do utilizador do CoComment e o serviço passa também a seguir todas respostas que são dadas aos comentários. O CoComment disponibiliza ainda um serviço que permite aos autores de blogues mostrarem automaticamente no seu site os comentários que fazem nos outros blogues, bem como uma página onde é possível ver os comentários de todos os utilizadores.
You Tube
http://www.youtube.com
Sob o lema "Broadcast Yourself" ("Transmita-se a si próprio"), o You Tube é um site onde qualquer pessoa pode armazenar e partilhar ficheiros de vídeo. Para além das categorias criadas pelos próprios utilizadores, o site apresenta os vídeos mais vistos, os mais recentes, os que mais discussão geraram e aqueles que obtiveram melhor classificação por parte dos visitantes. O You Tube permite ainda a formação de grupos temáticos, onde pessoas com os mesmos interesses podem armazenar e partilhar filmes. Os grupos mais populares contam com mais de dois mil utilizadores. Neste gigantesco arquivo on-line é possível encontrar de tudo: pequenos vídeos caseiros, clips amadores, gravações de concertos ou de programas televisivos. Os vídeos podem ser comentados e o site integra ainda fóruns de discussão.
Flickr
http://www.flickr.com
Com a crescente popularidade da fotografia digital, manter um arquivo de fotos organizado pode ser um problema complexo. Em vez do tradicional armazenamento de fotos no disco rígido, que podem apenas ser mostradas em raras ocasiões aos amigos, o Flickr propõe um sistema de armazenamento on-line, que permite ao utilizador guardar as suas fotos, etiquetá-las com tags, e decidir se as quer tornar públicas, partilhá-las apenas com um grupo restrito de utilizadores conhecidos ou então mantê-las em privado. O repositório de fotos públicas é completamente pesquisável, estas podem ser comentadas e o Flickr disponibiliza várias formas de automaticamente inserir as fotografias num blogue ou site pessoal. Podem ainda ser criados espaços para eventos especiais, como um casamento.
43 Things
http://www.43things.com
"O que quer fazer da sua vida?" A questão lançada pelo 43 Things é complexa, mas o site pretende dar uma ajuda na resposta. O que este serviço propõe é que o utilizador escreva uma lista de objectivos pessoais (neste caso, 43). O conceito de anotar aquilo que se pretende fazer não é novidade nenhuma. A inovação do 43 Things é permitir que as pessoas tornem públicos os seus objectivos, "importem" as metas definidas pelos outros e vão dando conta dos seus progressos. O 43 Things divide por categorias aquilo que os utilizadores querem fazer - em secções que vão da vida amorosa ao trabalho - e apresenta na primeira página os objectivos mais populares. À data de escrita destas linhas, entre as metas mais perseguidas estavam aprender a tocar guitarra e conseguir dominar o mundo.
Last.FM
http://www.last.fm
O Last.FM é o site para todos os amantes de música partilharem os seus gostos, entrarem em contacto como pessoas com as mesmas preferências e descobrirem novos artistas dentro dos seus estilos favoritos. O site consegue comunicar com muitos programas de leitura de música, de forma a que o perfil de cada utilizador mostre aquilo que ele está a ouvir num dado momento, bem como o histórico das canções já escutadas. Os utilizadores têm a possibilidade de criar pequenas rádios pessoais, que ficam disponíveis para qualquer pessoa, e de se juntar a grupos que podem ser dedicados a um estilo musical ou mesmo apenas a uma única banda. O Last.FM apresenta semanalmente uma lista das canções mais ouvidas e dos músicos mais populares.
30 Boxes
http://www.30boxes.com
Uma agenda serve tradicionalmente para apontar os próprios compromissos e são vários os sites que permitem ter uma agenda on-line, facilmente actualizável e disponível em qualquer computador. O 30 Boxes incorpora todas estas funcionalidades, mas vai mais além, ao apresentar um calendário onde é possível ter acesso aos compromissos de amigos e conhecidos que estejam também inscritos no serviço. Assim, quando o utilizador estiver a pensar em jantar numa determinada data com alguém, pode logo verificar se essa pessoa já tem um compromisso nesse dia. O 30 Boxes permite que toda a agenda seja partilhada ou então que sejam definidas para cada utilizador as categorias de compromissos a que este pode ter acesso, como, por exemplo, compromissos profissionais.
Stylehive
http://www.stylehive.com
Há pessoas que passam horas em lojas à procura do produto certo - seja uma peça de roupa ou um utensílio de cozinha. O Style Hive encoraja os viciados em compras a partilhar os produtos interessantes que vão encontrando, de forma a que toda a gente poupe tempo. Para além do preço e fotografia, cada produto tem ainda a indicação do site onde pode ser comprado, uma pequena descrição e comentários da comunidade de utilizadores. Os artigos são catalogados recorrendo ao sistema de tags e cada utilizador tem um espaço pessoal onde pode guardar os itens que lhe despertaram a atenção. O site está ainda em fase alpha, o que significa que o sistema deverá sofrer várias revisões e melhoramentos antes de estar completamente funcional.
Second Life
http://www.secondlife.com
Como seria se tivéssemos uma segunda vida, onde fosse possível ser aquilo que quiséssemos, conhecer outras pessoas, comprar casas ou montar um negócio que nunca foi possível na vida real? O Second Life dá a aos cibernautas a oportunidade de uma segunda vida. Virtual, claro. O mundo do Second Life é completamente tridimensional, as pessoas podem escolher a sua personagem (o que inclui animais ou seres mitológicos) e simplesmente viver uma vida paralela. A inscrição gratuita tem algumas limitações, como a impossibilidade de comprar terrenos para montar uma casa, mas é o suficiente para permitir uma vida virtual. O Second Life é destinado apenas a adultos, havendo uma versão própria para adolescentes.
|