terça-feira, janeiro 03, 2006

Efeitos terapêuticos de alguns chás...


Quando estamos com algum problema de saúde a coisa mais normal é escutarmos um milhão de conselhos e de receitas caseiras para solucionar o caso. Um chazinho, uma compressa com um ingrediente especial, tudo isso ainda é muito normal nos dias de hoje. Mas os efeitos de muitos produtos naturais não são apenas lendas de tempos remotos, e podem realmente ajudar no equilíbrio da saúde.


Utilizar produtos naturais em tratamentos específicos é uma prática que vem se tornando cada vez mais popular. A ciência já comprovou que muitos efeitos terapêuticos de ervas, por exemplo, dão grandes resultados quando combinados com a medicina tradicional. Existem várias formas simples de usar esses produtos que acabam aliviando sintomas de doenças já adquiridas ou mesmo como forma de prevenção para futuros problemas de saúde.

Os tratamentos a base de ervas são um tipo de medicina caseira que deve ter os mesmos cuidados que qualquer outro procedimento. Não pense que utilizar esses produtos é tão fácil assim. Esse é um erro recorrente, pois muitas pessoas saem por aí e escolhem “no escuro” um tratamento natural, sem recorrerem a nenhum especialista. Aí, pode ter certeza que os efeitos não vão ser aqueles esperados. Por exemplo, o Chá de Sene é muito utilizado para problemas intestinais, funcionando como um leve laxativo. Mas, quando utilizado em doses elevadas, pode se ter um efeito abortivo.

A escolha de um tratamento com ervas naturais deve passar antes de qualquer coisa por um especialista, que vai indicar quais são as melhores para cada caso, e principalmente, como elas devem ser usadas. Existem métodos como a compressa, inalação, lavagens e gargarejos, e cada um deles serve para um tipo de problemas específico.


Conheça o efeito de algumas ervas muito procuradas

Alecrim: o chá feito dessa erva é muito indicado para solucionar o esgotamento físico que as pessoas sentem como sintoma de gripes e febres.

Buchinha do Norte: indicada para casos de sinusites e rinites alérgicas, devendo ser usada na forma de inalação. Nesse caso, a pessoa deve ferver o chá feito com o produto e aspirar o vapor, sempre protegendo a cabeça. Tome cuidado para não receber uma dose exagerada de vapor diretamente no rosto!

Folha de amora: o chá dessa folha pode servir como um tratamento alternativo para as mulheres que fazem reposição hormonal. Ele ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, mas não substitui o tratamento indicado pelo ginecologista à base de hormônios.

Calêndula: um pouco da erva amassada com óleo vegetal pode ser um ótimo cicatrizante e age também nas manchas superficiais da pele.


Será que fazer um chá é assim tão fácil como você está pensando?

É muito fácil sim. Mas alguns cuidados básicos devem ser tomados, pois errinhos muito simples podem cortar o efeito terapêutico de um chá. Por exemplo:

- Nunca ferva a água com as ervas, pois a evaporação faz perder o sabor e o poder medicinal do chá.
- Se o ingrediente for algum tipo de raiz, casca ou semente, aí então você pode ferver tudo junto para extrair os componentes do material.
- Nada de aproveitar chá feito no dia anterior. Depois de 24 horas o chá já está em processo de fermentação
- As propriedades do chá são melhores conservadas se você evitar usar utensílios de metal na preparação

Alguns chás que podem ser usados no dia-a-dia

Chá de Melissa
É ótimo para quem anda tendo problemas de insônia. Tomar uma xícara do chá antes de dormir pode garantir uma noite sem aquelas reviravoltas pela cama.

Chá de Boldo
Chá digestivo bom para ser tomado após as refeições e ótimo para problemas hepáticos também.

Chá de Hiperico
Esse é para quem anda meio deprimido, achando que está tudo errado na vida. É um antidepressivo que aumenta o nível de serotonina do corpo. É bom consultar um médico, pois a depressão pode estar relacionada a alguns outros problemas que devem ser também tratados.

Chá Preto - Cientistas da Universidade da Califórnia relatam que o índice de arteriosclerose entre consumidores desse chá é menor que entre os de café. Algumas pesquisas apontam a possibilidade de este chá colaborar para a redução do colesterol no organismo. A bebida é boa fonte de minerais como zinco, manganês, embora possa reduzir a absorção de ferro. A cafeína contida nas folhas contrai os vasos sanguíneos, acalmando a dor de cabeça desencadeada por dilatação.

Erva-mate - Estimulante neuro-muscular. Possui entre seus componentes vitaminas do complexo B, C, E, além de sais minerais como cálcio, manganês e potássio. Ideal para ser consumido em situações que exijam muito esforço fisico e mental, pois aumenta a resistência à fadiga.

Camomila ( Matricaria Chamomilla) - Calmante. Eficaz no tratamento de cólicas do estômago, intestino e útero e nas menstruações difíceis e dolorosas. Também é muito utilizado na cosmética como calmante para a pele e para avivar o tom dourado dos cabelos loiros.

Capim cidreira (cymbopogon citratus) - Antiespasmódico. É considerado um excelente tônico para o sistema nervoso. Acalma, sendo muito eficiente em insônias e dores de cabeça.

Boldo do Chile (Pneumus boldus) - Tônico e excitante. Tem comprovada utilidade nas afecções do fígado. Muito útil nas hepatites, cefaléia, prisão de ventre, digestão difícil, dores de estômago e insônia.

Hortelã (Mentha piperita) - É tradicional o seu emprego contra as tosses rebeldes, asma e cólicas de origem nervosa. Acalma as dores de cabeça, as cólicas intestinais, hepáticas e nefríticas. Usado externamente, em fricções, combate o reumantismo.

Erva doce (Pimpinela anisum) - Usado para estimular as secreções dos brônquios, pulmões, estômago, intestinos e glândulas mamárias. Combate gases do estômago, intestino e as cólicas do ventre.

Maçã ( Pirus malus) - Possui excelente propriedades hidratantes, além de conter as vitaminas A, B1, B2, C, sais minerais, cálcio, fósforo e ferro.

Morango (Fragaria vesca) - Tônico do sistema nervoso e auxiliar do sistema nefriniano, eficaz nas afecções renais. Adstringente e cicatrizante

Benefícios Fisiológicos e Terapêuticos do Chá Verde (Camellia sinensis)
Segundo pesquisas científicas desenvolvidas na Ásia, Europa e América do Norte,

• Combate o envelhecimento precoce das células;
• Auxilia na regeneração da pele;
• Promove a longevidade saudável;
• Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol);
• Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol);
• Reduz a pressão arterial;
• Actua como anti-coagulante intravascular;
• Reduz o risco de enfarte do miocárdio;
• Reduz os riscos de AVC (derrame cerebral);
• Reforça os vasos sanguíneos;
• Reduz os riscos de vários tipos de câncer;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Atua como anti-inflamatório e antigripal;
• Ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração dos asmáticos;
• Auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia;
• Protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas;
• Auxilia nos processos digestivos;
• Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;
• Ajuda a normalizar a função da tiroide;
• Previne cáries dentárias e gengivite.



PS: eu sou sempre gostei de chá por isso aqui vos deixei algumas informações....