quinta-feira, dezembro 22, 2005

Médico recomenda sexo depois da ceia de Natal



As festas de final de ano, época de excessos alimentares, são certamente o pior período do ano para o aparelho digestivo. Se viajamos a lugares exóticos, nos arriscamos a sofrer infecções alimentares e, se ficamos em casa, o mínimo que sofremos entre o Natal e o Réveillon é a dispepsia, ou seja, dificuldade de digestão, com sensação de mal-estar.

O professor Lucio Capurso, do Hospital San Filippo Neri de Roma, explicou nesta semana na cidade de Milão, em entrevista convocada pela Associação Italiana da Indústria Farmacêutica da Auto-medicação, que fazer uma atividade física moderada depois de comer ajuda a digerir melhor do que um remédio digestivo. "Fazer amor cai muito bem", disse.

A maior parte dos distúrbios de estômago, segundo o gastroenterologista, são funcionais, não propriamente patológicos. Muitas vezes, são apenas mal-estares causados pela dificuldade de digestão devido a má alimentação.

"De cem doenças apresentadas no consultório de um gastroenterologista, pelo menos 70 ou 80 não são resultado de uma patologia orgânica, uma lesão do organismo, mas sintomas da dispepsia. E, em 65% dos casos, essa dispepsia é apenas funcional, é resultado de a pessoa ter comido em excesso", afirma Capurso.

Ainda de acordo com o professor, hoje o consumismo farmacêutico leva muita gente a usar remédios mais pesados, quando bastaria o velho bicarbonato de sódio para resolver o problema.

"Para ajudar, licores e remédios digestivos não servem, o melhor é uma caminhada --não no frio, porque causa o efeito oposto-- ou uma atividade física moderada. Nesse sentido, fazer amor também cai muito bem. Além disso, pode-se ainda recorrer a chás à base de calmantes, como erva-doce, anis, camomila, menta, substâncias que relaxam a musculatura e permitem a digestão", concluiu Capurso.





PS: Bom Natal para todos.... ;)